Digestão Intracelular

A digestão intracelular ocorre no interior das células, através da acção de enzimas contidas ou vacuolos digestivos. Neste processo intervêm vários sistemas membranares da célula, como o retículo endoplasmático, o complexo de Golgi e os lisossomas, organelos presentes no cito­plasma de células eucarióticas.

As proteínas enzimáticas sintetizadas nos ribossomas do retículo são transportadas até ao complexo de Golgi de duas formas: deslocam-se através dos canais do retículo endoplasmático até ao complexo de Golgi ou são armazenadas em vesículas que se destacam do retículo e que se fundem com o complexo de Golgi. No interior do complexo de Golgi, as proteínas enzimáticas, tais como outras que aí são processadas, sofrem maturação, o que as torna funcionais, acabando por ser transferidas para vesículas designadas por lisossomas.

A digestão intracelular ocorre no interior de vacúolos digestivos, que resultam da fusão dos lisossomas com vesículas endocíticas ou com vesículas originadas no interior do citoplasma. Por acção das enzimas digestivas, as moléculas complexas existentes no interior dos vacúolos digesti­vos são desdobradas em moléculas mais simples, que podem transpor a sua membrana para o cito­plasma. Os resíduos resultantes da digestão são eliminados para o meio extracelular por exocitose.

Veja também o artigo sobre digestão extracelular.