Como Me Lembrar do Que Estudei

Sente que é inteligente o suficiente para se sair bem na escola, mas acha que quando se trata de testar o tempo, simplesmente não se consegue lembrar de todas as coisas que estudou?

Estudar é realmente muito complexo, assim como o seu cérebro, e a ciência tem-nos mostrado que há uma maneira “certa” e uma maneira “errada” de fazê-lo. Pode estar a fazer isso da maneira errada!

Se melhorar os seus hábitos de estudo, aprender a usar as memórias, ou empregar várias ferramentas cognitivas, já estará no bom caminho.

Teste a abundância de sono

A primeira coisa que deve fazer é certificar-se de que dorme corretamente. Quando não dorme o suficiente, o seu cérebro não funciona tão bem e todos os estudos não vão fazer a diferença.

Novos estudos científicos têm mostrado que, quando dormimos, o nosso corpo passa por uma espécie de ciclo de limpeza onde o cérebro se liberta de todas as coisas más que não deveriam estar lá. Quando não dorme o suficiente, essas coisas acumulam e fazem seu cérebro trabalhar muito pior.

Algumas pessoas precisam de oito horas de sono, mas outras pessoas só precisam de seis, enquanto outros podem precisar de nove ou mais. Todos os corpos são diferentes, por isso experimente para ver como se sente.

 Tome refeições equilibradas

Uma dieta saudável e equilibrada também é importante. O seu corpo precisa de montes de nutrientes diferentes para funcionar bem e, quando não tem esses nutrientes, pode ser difícil concentrar-se e absorver informações. Um bom equilíbrio consiste em:

30% de vegetais

20% de frutos

30% de grãos inteiros

20% de proteínas

Beba muita água

Provavelmente sabe que seu corpo é composto principalmente de água, então provavelmente não está surpreso ao ouvir que receber água suficiente é muito importante para ajudar a concentrar.

Use roupas confortáveis​​

Quando estuda, use roupas que sejam confortáveis​​. Isso permitirá que concentre toda a sua atenção no seu trabalho, ao invés de quebrar a sua concentração ao preocupar-se com calor, frio, etc.

Tome cafeína cuidadosamente

Se for tomada antes de estudar, pode torná-lo demasiado nervoso para se concentrar corretamente. A cafeína também tem muitas outras desvantagens, por isso tente não contar com ela em geral. Efeitos colaterais incluem: vício da cafeína, dores de cabeça, desidratação, fadiga, ansiedade e perturbação de seu ciclo de sono.